segunda-feira, 30 de junho de 2008

Férias...

Finalmente as férias. Depois de meses de estudo pesado, de avaliações com milhares de cálculos sem sentido, depois de provas finais e resultados positivos ou negativos... finalmente FÉRIAS.

O que vocês vão fazer nas férias?
Tenho colegas que vão fazer curso de férias. Outros vão viajar. Outros vão ficar na cidade mesmo, bebendo mais que tudo. Eu não sei ainda o que vou fazer, mas pretendo aproveitar cada dia.

Recomendo a todos engenheiros e engenheiras que aproveitem cada minuto desses dias de férias, porque no segundo semestre deste ano não existirão mais feriados prolongados.

Porque quando voltarem as aulas vai ser foda, a volta dos dias de tristeza e alegria dentro da sala de aula.

Tristeza porque a vida de um estudante de engenharia é dura, mas alegria porque nós sabemos nos divertir dentro da faculdade. Eu duvido que exista estudante de qualquer outro curso que sofra tanto e saiba transformar tais momentos de dor em comédia e alegria.

Muitas vezes eu acordo desanimado, não estou nem um pouco a fim de ir pra faculdade. Mas eu penso duas coisas: "não posso perder aula, porque os assuntos são importantes" e "po, se eu faltar hoje eu posso perder a piada do ano". Eu passei dois anos sem faltar à escola assim, pensando nas piadas.

Tudo tem dois lados. Podemos optar por apenas olhar o que nos agrada (o que nos tornaria engenheiros medíocres), ou então tentar extrair o melhor de cada um deles.

Eu prefiro a segunda opção.

Abraços a todos.

sábado, 28 de junho de 2008

Esse é!

Quando era criança, eu sempre assistia a desenhos animados. Até eu crescer o suficiente pra começar a fazer cursos e mais cursos eu assistia a desenhos animados. Depois disso deixei de assistir não só por falta de tempo, mas também por achar a maioria deles muito sem graça.
Um dos que sempre gostei de assistir e, dependendo do meu humor, se estiver passando na tv e eu vou assistir é o Papa-léguas.

Tem uma comunidade no orkut que diz que o Coiote é engenheiro.
Talvez ele seja. Talvez os produtos ACME sejam de má qualidade.

Também tem o Dexter. O Dexter com certeza é engenheiro. Ahh, esse é! Mas eu nunca gostei de assistir ao desenho animado. Sei lá o motivo.

Mas essa semana vi uma propaganda do Cartoon em que eles mixavam o Dexter com o papaléguas. Resultado? Assistam ao vídeo abaixo.


quinta-feira, 26 de junho de 2008

Oração/Poema de cálculo

Oração do cálculo!
Pai dos cálculos que estais no céu
Derivado seja vossos cálculos
Venha à nós a sabedoria
Seja respondida todas as perguntas
Assim nas provas como nos trabalhos
O entendimento da aula dai-nos hoje
Perdõe nossas colas
Assim como nós perdoamos a incompreensão dos professores
Não nos deixe ficar de DP
Livrai-nos do "branco"
Amém!

Poema de Cálculo
Aula De Cálculo

Limites, integrais, derivadas parciais.
Nada me assusta mais...
Nem o volume do parabolóide
(que eu nunca encontro,
e por isso, creio, sou um debilóide).
Surgem X, Y, Z´s e também a, b, delta, teta  e pi´s
Ahhhh!!! Esse monte de alfabetos me dá arrepios.
Sou um troiano sob o fio da espada grega...
Prisioneiro acorrentado a senos e cossenos,
Jogado a um canto escuro da regra da cadeia.

Sempre me perco, não tenho as coordenadas
Polares, cartesianas, cilíndricas como aliadas.
Sou um pobre demente atado a uma cama com correias.
Sendo dopado com doses duplas e triplas de antiderivadas.
Meu enfermeiro, um vetor unitário em R3, me odeia...
E se nem com pontos de máximo e mínimo traço um gráfico.
Suicido-me, friamente, com a ponta seca do compasso.
Meus colegas contemplam meu corpo e invejam minha paz.
Limites, integrais, derivadas parciais.
Nada me assusta mais...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

a prova!

Mais uma vez estava eu passeando pelo orkut, quando me deparei com uma prova matemática de que Deus está sempre ao nosso lado.

Vai o ctrl+c / ctrl+v! Se a conta está certa eu não sei, porque eu não sou maluco pra ficar lendo isso tudo e tirando a prova. Só achei legal.


)()()()( Início do copy/cola )()()()(

Seja π o plano, não inclinado, que determina o local de vida dos seres vivios e D, o ponto Deus. Prove que Deus está em todo lugar.

Solução:
Sendo π o plano e D um ponto Deus, nos resta apenas achar um vetor normal v, para acharmos a distância de d. Por definição D=(0,0,0). Então, seja o vetor v, o normal do plano carnal que tem a mesma direção, sentido e intensidade de (-g). Portanto, sabemos que v=(0,9.8,0). Logo a equação geral de π é 9.8y=0
A=(0,y,0) é um ponto qualquer do plano e AD (0,y,0) o vetor entre Deus e A.

Logo [d = AD.v/ √(a²+b²+c²)], nos leva a:
d = 0.0 + 9,8.y + 0.0/ √(0² + 9,8² + 0²) .:. d = y. Como o ponto D satisfaz a equação de π, y é obrigatoriamente ZERO! logo d é SEMPRE 0!

Já que a distância de Deus ao plano é igual a 0, provamos, por geometria analítica, que Deus está em todos os lugares possíveis dentro da Terra! E que ele está ao nosso lado sempre, sem ao menos um ängstron de distância.

)()()()( Fim do copy/cola )()()()(

Abraços

terça-feira, 24 de junho de 2008

tensão das finais

Você conhece alguém de direito, psicologia, adm, etc, que se formou sem sequer ir pra uma final? Eu conheço diversas pessoas.
Você já ouviu falar de alguém que se formou em engenharia sem ir pra final? Reza a lenda que duas pessoas na faculdade que eu estudo já conseguiram. Reza a lenda...

Pô, em engenharia isso é quase impossível.

Primeiro porque você não está acostumado com o ritmo de estudos. Você está acostumado a aquelas matérias decorebas da escola (história, geografia, etc). Na engenharia você tem de aprender as matérias!

Tem cálculo, que começa fodendo tudo. Limite, derivada, integral... se você não resolve todas as listas de exercício, os exercícios de livros e as questões que os professores passam em sala... (quase sempre) FINAL! E, na maioria dos casos, cálculo I novamente.

Algorítimos também fode tudo. Se você não aprender aquela porcaria você perde fácil. Dependendo do caso, repete a matéria algumas vezes. E antes de perder você vai pra... FINAL!

Físicas... sem comentários.

Em engenharia tem de ter dedicação, senão... FINAL!
Engenharia é foda.

O pior da final é aquela obrigação de passar. Depois daquilo não existe uma outra chance. A prova final é como se fosse uma bifurcação na estrada: ou você passa e pega a próxima matéria ou perde e vê os mesmos assuntos no próximo período (isso é chato demais).

domingo, 22 de junho de 2008

você é gay? haha

hahaha
Muito boa essa, parece até piada. Acabou de acontecer e eu não resisti, tive de vir postar isso aqui.

Eu estava conversando no telefone com um colega da faculdade (vou chamá-lo aqui de Joe), discutindo sobre livros. Qual era o melhor livro, vendo quais podiamos e deveríamos comprar, porque a biblioteca da faculade é foda, sempre tem poucos livros pra quantidade de alunos.
Normalmente os autores desses livros pra engenharia são homens, então eu comecei a falar:

"Pô, o Alexander é melhor"
então o Joe do outro lado da linha disse que um John (o sobrenome eu num sei escrever, então fica só no John mesmo) era melhor, que explicava melhor o conteúdo e tal. Mas eu nunca tinha ouvido falar desse livro e disse:
"John? Que John? Nunca ouvi falar de nenhum John não. Ele é bom mesmo? Você viu onde, lá na faculdade?"
Joe confirmou que tinha visto na faculdade, que eu já tinha até pego o livro. e eu: "Rapaz eu só sei do Alexander. Como é esse John?"
E a conversa foi longa, discutindo sobre melhores livros. Veio um Paul Anderson e mais alguns livros.
Eu não lembro direito, mas pelo que parece em nenhum momento eu disse que estava falando sobre livros. Então, quando deliguei o telefone ouvi uma pergunta que não esperava ter ouvido de minha tia, que está aqui em casa: "Engenheiro!, você virou gay?"

E eu com cara de "QUE PORRA É ESSA?". Respondi que não e ela perguntou que conversa era aquela que eu tinha acabado de ter no telefone, falando o nome de tantos homens, dizendo que um era melhor que outro e sei lá o que. Se ela perguntou sacaneando eu não sei, mas ela ficou séria.
Só sei que quando ela falou isso eu caí na gargalhada. Num tinha como não rir.

Minha narrativa parece não ter sido tão boa, mas acredite, foi muito engraçado.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

cálculo

Só pra não deixar o dia passar em branco, sem postar nada, e por que eu achei essa imagem e gostei.
Se eu soubesse desenhar, com certeza faria isso numa prova, só pra ver a reação do professor.

Acho que se você clicar na imagem ela amplia. Não tenho certeza.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

eu ERA inteligente

Na escola eu era um dos melhores alunos, pelo menos em exatas.
Os colegas recorriam a mim pra tirar duvida no dia das provas, eu era, de certa forma, elogiado pelos professores. Não era (nem sou) nerd, apenas tinha facilidade com os assuntos. Sem estudar muito tirava nota boa.

Quando eu passei no vestibular pra engenharia algumas pessoas vieram me dizer: "ah, você vai se sair bem. você manja matemática". E a maioria de nós, engenheiros, deve ter ouvido isso. Porque, na maioria dos casos, quando a pessoa é péssima em matemática e física nem pensa em engenharia. Ou, se chegar a pensar, desiste, porque lembra que engenheiro faz muitos cálculos.

Eu conheço uns 3 caras que eram péssimos em matemática na escola (péssimos em quase todas as matérias pra dizer a verdade) e fizeram vestibular pra engenharia. Um deles me surpreendeu, se tornou um dos melhores alunos da turma de engenharia. Os outros dois cursaram o primeiro semestre e desistiram, mas depois um desses dois voltou (não sei o porquê nem pra que).

Pelas mensagens que recebi, tem alguns leitores desse blog que são estudantes do ensino médio ainda e estão pensando em fazer engenharia.
Bom, se você tá pensando em fazer engenharia só porque é bom em matemática eu digo: VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MELHOR DA TURMA, VOCÊ SERÁ SÓ MAIS UM(A) FUDIDO(A)! Porque na engenharia não tem ninguém bom em matemática. Parece que tudo o que você aprendeu na escola sumiu, que você fica burro. Acho que o uso de calculadoras, que se torna permitido na faculdade, contribui e muito para isso. Você não pensa mais, bota tudo na calculadora. E com a HP então... dá pra botar fórmula, teoria... e tem uma coisa que descobri nessa ultima semana: dá pra jogar na HP! Sério! Muito insano isso, coisa de louco! Eu vi pacman e campo minado. O campo minado eu não sei jogar não. =/

Bom, é isso.
Espero que tenham entendido o que eu quis dizer, eu me atrapalhei todo escrevendo esse post!

Abraços a todos

segunda-feira, 16 de junho de 2008

I will derive

AHAHAHAHAHA
Acabei de ver esse vídeo no youtube. Muito engraçado.
É uma paródia da música I will survive, fazendo referência a cálculo.
No youtube o título do vídeo é Nerd song, i will derive, mas eu não acho que seja nerd. Muito pelo contrário, acho que nenhum nerd faria um vídeo desses. Acredito que esse vídeo tenha sido feito pelo tipo 3. Pode ser que vocês já tenham visto, pois o link está em algumas comunidades do orkut. Mas pra quem não viu ainda, vale conferir.
(Fique tranquilo, esse blog não vai virar um blog de indicações de vídeos do youtube. Esta é a ultima semana do semestre, sinal de muitas provas e trabalhos, ou seja, tempo curto. Semana que vem, se tudo der certo, eu volto a escrever alguma coisa)




A letra:

At first I was afraid, what could the answer be?
No começo eu estava com medo, qual seria a resposta?
It said given this position find velocity.
Era dada a posição e era pedido que encontrasse a velocidade.
So I tried to work it out, but I knew that I was wrong.
Então eu tentei resolver, mas eu sabia que estava errado.
I struggled; I cried, "A problem shouldn't take this long!"
Eu lutei; eu chorei, "Um problema não deveria tomar tanto tempo!"
I tried to think, control my nerve.
Eu tentei pensar, me acalmar.
It's evident that speed's tangential to that time-position curve.
É evidente que a velocidade é tangencial à curva de Tempo x Posição.
This problem would be mine if I just knew that tangent line.
Eu resolveria este problema se eu soubesse a linha da tangente.
But what to do? Show me a sign!
Mas o que fazer? Me dê um sinal!

[refrão]
So I thought back to Calculus.
Então eu lembrei de cálculo.
Way back to Newton and to Leibniz,
Na época de Newton e Leinbniz,
and to problems just like this.
e problemas como estes.
And just like that when I had given up all hope,
E do mesmo jeito que eu havia perdido as esperanças,
I said nope, there's just one way to find that slope.
eu disse não, há somente um jeito de achar essa curva.
And so now I, I will derive.
E a partir daí, eu vou derivar.
Find the derivative of x position with respect to time.
Achar a derivada da posição x em relação ao tempo.
It's as easy as can be, just have to take dx/dt.
É muito fácil, só tem que tirar dx/dt.
I will derive, I will derive. Hey, hey!
Eu vou derivar, eu vou derivar. Hey, Hey!

And then I went ahead to the second part.
Então, fui para a segunda parte.
But as I looked at it I wasn't sure quite how to start.
Mas assim que eu olhei, eu nem sabia como começar.
It was asking for the time at which velocity
A questão pedia pelo instante na qual a velocidade
Was at a maximum, and I was thinking "Woe is me."
era a máxima, e só pensava: "Eu sou um sofredor".
But then I thought, this much I know.
Mas depois eu pensei, até então eu sabia
I've gotta find acceleration, set it equal to zero.
que eu precisava encontrar a aceleração e igualar a zero.
Now if I only knew what the function was for a.
Agora se eu soubesse que função era para a.
I guess I'm gonna have to solve for it someway.
Eu acho que, um dia, eu tenho que resolver isso.

2x [refrão]

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Engenharia: a vida como ela é

Bom, a gente passa uma vida inteira estudando pra fazer uma prova que, de certa forma, define o nosso futuro. Quando a gente passa é uma alegria do caralho, só farra, afinal é o início de uma nova etapa.

Foda é quando essa nova etapa é um curso de engenharia. Até começarem as aulas e virem as primeiras provas a gente não sabe ainda o quão foda é, isso é fato.

Outra coisa que também não se pode negar é que eu não sabia o que postar aqui hoje, então procurei algum vídeo no YouTube relacionado a engenharia.
Vai um com o qual eu me indentifiquei em parte. Tem umas falhas, afinal quem fez o vídeo foi algum engenheiro e não alguem de cinema, rádio e tv, etc, mas o que vale é a idéia.

Abraços a todos.



domingo, 8 de junho de 2008

Os sintomas da engenharia

Como eu já disse aqui, engenheiro (a) você é desde que naceu, mas pra poder exercer seu dom legalmente você precisa cursar a faculdade.
E a faculdade de engenharia contamina você com uma doença chamada Praga da Engenharia. O nome científico da bactéria causadora: Engenheryas sophrimentus. Bom, essa doença traz alguns problemas mentais. Na maioria dos casos a pessoa começa a estudar mais que sair pra se divertir, a galera das antigas pode se afastar de você (ou diminuem bastante o contato) com medo de se contaminar, você não consegue mais distinguir engenharia e mundo real, entre outros.

A seguir são listados dois sintomas que eu já tomei conhecimento:

Falar sozinho:
Há umas semanas atras eu fui na escola em que concluí o ensino médio. Fiquei um tempo sentado sozinho e, como gosto muito de música, começei a cantar uma, que não lembro qual. Não cantei alto, apenas pra eu mesmo ouvir.
Então surgiu um professor e me disse alguma coisa assim "já começou a falar sozinho? esse é um dos problemas dos engenheiros". Ele tinha acabado de concluir uma nova graduação, dessa vez em engenharia.

Caralho, eu fiquei pensando e notei que antes da universidade eu não falava sozinho. Depois que comecei a estudar essas coisas de louco comecei a falar sozinho!! Às vezes assitindo tv eu tenho uma idéia e começo a conversar comigo mesmo, ou então resolvendo algum exercício "seu burro! como foi que você errou isso?".

Sei que eu não sou o único, porque eu já vi um monte de gente na facul fazendo a mesma coisa.


Sonhar com números:
Um colega da facul me contou que uma vez sonhou com números!! SONHOU! Sou tirado como maluco por uma galera que eu conheço e fazem cursos que não passam nem perto de engenharia. Imagina se eu contasse uma coisa dessas, haha. O cara disse mais ou menos assim "pô, foi foda, eu estava meio que voando, flutuando, era num lugar escuro e uns números gigantes girando em torno de mim, INSANO!".
A gente tinha passado um tempão estudado cálculo aquele dia. e ele "eu contei pra minha mãe do sonho, aí ela toda preocupada não queria nem que eu fosse assistir aula, disse que eu devia relaxar mais"
Eu estudei cálculo tanto quanto ele, mas graças a Deus eu não sonhei com nenhum número ou uma integral me perseguindo. Já imaginou, você correndo e uma integral querendo te pegar? hhahaha Que coisa loucaa!
Ele não é o único, já ouvi um caso parecido. Só que eu não conheço a pessoa (eu apenas estava na mesa ao lado) então não perguntei nada.

Engenharia é coisa de louco.


Se alguém tiver passado por algum outro, mande pro meu e-mail que eu posto aqui pra complementar.
eng.engenheiro@gmail.com


Abraços


----------------------------
P.S. Pode parecer besteira, mas só pra deixar claro: essa história de bactéria e doença, escrita neste post é pura ficção.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Engenheiro fodão!

Eu gosto muito de blogs. O que eu mais faço na internet é ler blogs, principalmente de humor. Ontem acessei o Jacaré Banguela e vi um post interessante, o "Palace who?".

Que engenheiro bota pra fuder todo mundo sabe. Mas sempre tem aqueles que se destacam.
Não vou ficar escrevendo besteira. Caralho, o cara botou pra fuder. Tenho nem o que dizer.


quarta-feira, 4 de junho de 2008

Área de atuação

Mais uma vez, postagem de um leitor. Esse texto foi enviado pelo Lucas, do orkut.
Fiz algumas alterações e adicionei um comentário no meio do texto, mas, no geral é o que o Lucas escreveu.


Área de atuação

Acho que essa duvida só existe em duas profissões, na engenharia e na medicina, única diferença que a escolha na medicina é mais no final do curso, enquanto na engenharia é logo na inscrição pro vestibular.

Na engenharia aqui no Brasil existem aproximadamente 50 áreas de trabalho, é muito diversificado. Tanto que, como já citado anteriomente, só não existe nada pra substituir medicina e direito. (mas cuidado médicos e advogados/promotores/juizes, não demora muito pra aparecer um curso de engenharia pra substituí-los!)

Eu queria engenharia mecânica, o marido da minha prima é técnico em mecânica e me mostrou alguns motores feitos no solidworks e algumas outras coisas, foi amor a primeira vista. hehehe

Mas aqui na minha cidade tem apenas 5 engenharias: produção, computacional, química, de alimentos e de energias renováveis.

Aí veio o dilema, fiquei por vários meses pesquisando e analisando qual eu iria escolher, acabei optando pela eng. de energias renováveis, optei por ser um curso novo e ainda não ter concorrência e que com certeza vai ter um bom mercado de trabalho, e também achei o curso interessante, é claro ;]

É bastante dificil dizer qual a melhor engenharia. Em termos de mercado de trabalho, aqui por exemplo pode ter carencia de engenheiro de produção, mas lá por SP ou RJ pode não ter, então varia muito... o grande lance é ver o que te agrada mais, se curte coisas do meio ambiente, tem aí a eng. ambiental, florestal, agricola, na area da informatica tem a eng. de computaçao, de software entre outras, e também sempre tem as novas surgindo como a que eu faço, opção é o que nao falta.

Aconselho também a pesquisar as grades curriculares, e o google é claro, da pra ter uma boa noção como o curso vai ser =)

Abraços a todos.

terça-feira, 3 de junho de 2008

mais uma vez, o melhor curso!

Eu, mesmo sofrendo, acho que não poderia ter escolhido curso melhor.

Se eu tivesse feito, por exemplo, jornalismo, que tipo de conhecimento eu ia adquirir? Saber escrever melhor, aparecer na tv ou ter meu nome num jornal? Eu escrevo, relativamente, bem. Aparecer na tv e ter meu nome no jornal eu consigo fácil. Qualquer um consegue fácil. Basta fazer alguma coisa notável ou então cometer um crime insano! Eu prefiro a primeira opção.

Se eu tivesse escolhido publicidade, eu ia aprender a ser criativo? Critividade é que nem ser engenheiro, é um dom, você nasce com ou sem.

Tenho uma tia que já cursou Adm, jornalismo e é professora sei lá de que. Acho que ela começou outro curso um dia desses. Não acho que ela é maluca. Apenas não descobriu ainda que a onda dela é engenharia. No dia que ela chegar em engenharia... ela cursa e pára.

Em que outra área, além da engenharia, eu desenvolveria meus dons de saber como as coisas funcionam e de PROJETAR coisas. Lugar nenhum.
A gente sofre, a gente acha ruim, mas no final é bom. É ruim, mas é bom.

Fiz a propaganda desse blog em alguma comunidade do orkut e um cara respondeu no post algo mais ou menos assim, eu não lembro direito: "Engenharia não é foda. Foda é o engenheiro, que passa 5 anos se fodendo e no final de tudo consegue se formar".

Por enquanto é só.
Abraços a todos.

<><><><><><><><><><><><><><><><><>
Fiz um profile pro Engenheiro! no orkut.
Quem quiser adicionar, tá aqui o link:
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3631234492344075408
<><><><><><><><><><><><><><><><><>

domingo, 1 de junho de 2008

[ENGINEER MODE] = ON

Outro dia eu saí com meu pai e o transito tava foda, tudo parado.
Ae ele olhou pro lado e começou a falar de uma construção: "ah, olha pra essa casa! que armengue. toda mal estruturada, o terreno (...)"
E passou por mais uns três predios e falou da estrutura, do terreno e sei lá mais do quê.

Fiquei pensando... caralho, ele bem que podia esquecer que é engenheiro. Mas depois de um tempo, ainda pensando, cheguei à conclusão de que, depois que a gente entra na faculdade e começa a aprender de verdade as coisas de engenharia (porque engenheiro a gente já é desde o nascimento!) parece que ligamos o engineering mode.

[ENGINEER MODE] = ON


Percebi que eu também faço isso. Às vezes eu fico pensando em como funciona a televisão, o processador de meu computador, a transmissão de informações via bluetooth... um monte de coisas. É foda, às vezes eu trato o corpo humano como uma máquina: cérebro = processador; veias e artérias = fios; tato, paladar, visão, etc = sensores... e por aí vai.
Se aparece algum "problema" eu tento resolver no modo engenheiro. As vezes tem um modo muuuito mais simples, mas depois que ligamos o engineering mode... fudeu.