domingo, 22 de março de 2009

Lajes ampliadas

O post de hoje foi escrito por um leitor e é sobre um assunto que desconheço.
A sugestão dele: falar de assuntos específicos das engenharias. Como eu não sei de todas, pedi que ele escrevesse o primeiro post e espero que vocês, leitores, continuem me enviando e-mails falando e discutindo alguns aspectos de suas engenharias. Por exemplo: um engenheiro mecânico pode falar das diferenças e vantagens/desvantagens de dois tipos de motores. Por favor, escrevam algo útil e em português (se é que vocês me entendem).

O texto foi enviado pelo Matheus, que cursa Engenharia civil. Talvez um estudante de outra Engenharia não queira nem ler o texto, mas acreditem: 1 - é bom saber um pouco das outras áreas; 2 - infelizmente não é possível agradar a todos.
-------------------------------------------------

LAJES AMPLIADAS

Pois bem...atualmente as construtoras estão conseguindo atender ao forte apelo por apartamentos e cômodos customizáveis, que somente são possíveis graças às tecnologias estruturais empregadas a partir do projeto. E é ai que entram as lajes ampliadas, tornando possível essa flexibilidade e também diminuindo consideravelmente o custo da obra (tanto o comprador quanto o construtor saem felizes).
Para facilitar a sua compreensão e também a minha vida [/preguiça] vamos pegar como exemplo um prédio residencial com 18 andares (porque não 17 ou 19?..porque minha camiseta é verde!). Here we go!

1) estrutura convencional racionalizada com aquele monte de pilares e vigas aparentes, como diriam os arquitetos: não é nada fashion!
>> Nesse caso é possível vencer vãos de ate 4,5 metros, permitindo a reversão de um cômodo para a ampliação de outro, mas você terá vigas e pilares à mostra. Abaixo a imagem:



2) Estrutura em Laje cogumelo sem capteis, com vigas de bordas nas fachadas
>> As vigas internas foram eliminadas permitindo alterações de layout, além de eliminar qualquer interferência junto às vedações internas, seja lá qual você escolheu, meu filho.
>> As vigas de porta servem somente para garantir que o cotraventamento fique 100%, poupando você de uma possível dor de cabeça do futuro, sacou?
>> Vamos ao que interessa... desse jeito aí você pode vencer vãos de 5m a 6m sem a necessidade do uso de forros ou porcarias do tipo;
> > A altura de piso a piso é 2,80, ou seja (cerveja!!)... não vai aumentar a altura da construção. Tá aí o rabisco:


Imagens: Techne.

Um comentário:

Anônimo disse...

isso se chama laje nervurada, nós usamos isso onde eu faço estágio.. e para tirar os pilares de dentro do apto (por exemplo) protendemos a laje com cordoalhas assim fica mais espaço dentro dele, é melhor para os negócios pois o cliente tem a opção de plantas flexíveis (lógico qe dentro de um limete). :P