quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quando estagiar?

Agora pouco lembrei de uma coisa: tem um bom tempo que não posto nada aqui no blog. Falta de tempo? Não. Falta de assunto.
Enquanto eu não posto nada, leiam o texto abaixo e acessem o site de onde foi retirado. É sobre engenharia também. Vale a pena acessar.Justificar
--------------------------

Quando fazer o estágio?
Muitos alunos dos cursos de engenharia fazem as contas para saber quanto tempo falta para se formar e então iniciam a maratona atrás de um estágio.
Porém, alguns não esperam os últimos semestres para ir à luta e iniciar a experiência do contato com a sua futura profissão de engenheiro, e estão certos. Aguardar até o semestre x para realizar o apenas estágio obrigatório não dá garantias de que este será o melhor estágio que poderia conseguir ou na empresa que gostaria.
Alguns alunos optam por ficar muito mais tempo nas bolsas de iniciação científica do que eu julgo ser razoável. Bolsa de iniciação científica é bom nos dois primeiros anos da faculdade, quando você tem muito mais a aprender na faculdade e pouco conhecimento de engenharia para absorver todas as oportunidades que surgem em um estágio. Além disso, a iniciação científica engorda um pouco o currículos dos alunos que antes de ingressarem na faculdade não tiveram experiência alguma de trabalho, saídos diretamente do ensino médio para as universidades. O que quer dizer que ajuda na hora de conseguir aquele tão sonhado estágio naquela empresa que você tanto quer. Por isso, não é só pegar qualquer trabalho de iniciação científica, se você já escolheu qual a área em que pretende trabalhar, escolha linhas de pesquisa que tenham relação com o seu futuro estágio.
Mas voltando ao estágio, um estágio basta? Para se formar sim, pois a quantidade de horas necessárias para o estágio obrigatório é uma meta muito fácil de ser cumprida. Mas e para auxiliar na formação profissional? Diria que depende.
Algumas empresas fazem contratos que podem durar até dois anos, e quando você vê já está na hora de ir apertar a mão do reitor e pegar o seu canudo. Dois anos de estágio, dependendo da empresa que você está desempenhando suas atividades, pode ser algo bastante gratificante, você pode participar de inúmeros treinamentos internos, conhecer bem as pessoas, participar de grandes eventos. Mas tem lugares onde a rotina não irá mudar de um ano para outro, onde as coisas acontecem sempre de maneira muito semelhante, nestes casos, vale a pena procurar um outro estágio. Um novo lugar com novas pessoas, novas atribuições, novas responsabilidades, enfim: um mundo novo.
Aproveite esse momento em que você é um estudante universitário, não gostou de um estágio: mude. A hora é essa de avaliar se você realmente tem o perfil que você acredita possuir, a hora é essa de ver se realmente trabalhar em uma área técnica é o que vai te dar empolgação para trabalhar todos os dias, ou se você acha que tem afinidade com a área comercial mas é muito calado é hora de descobrir se você pode desenvolver habilidades de comunicação imprescindíveis não somente na área comercial mas em muitas outras também. Ou, ao final de tudo isso, você pode se dar conta que o seu perfil é acadêmico, que fazer mestrado e doutorado e se preparar para ingressar na carreira de professor universitário é o seu futuro.

Lea S. dos Santos - www.webengenharias.com.br

11 comentários:

Carlos Agarie "Dog" disse...

Muito bom o texto! Gostei, vou ler o site que você passou.

Estou no primeiro ano da POLI e comecei a estudar análise real para montar minha iniciação científica. A idéia é boa, vamos ver onde leva... ah sim, tenho vontade de seguir carreira acadêmica.

Continue com as notícias úteis! :D

João arroz e fejão disse...

Amanhã(hoje) tenho 2 provas de calculo, II e III, uma seguida da outra tô fudido não sei nada não consegui estudar, vou me ferrar de novo e não posso mais repetir essas cadeiras! puta que pariu inicio do semestre e eu já começei queimando minhas chances de ir bem logo de cara, vou ter que fazer um esforço sobre-humano pra passar nessas merdas depois. E pior que a professora é uma merda toda aula ela quer mostrar que sabe tudo que é superior, fala parece que engoliu um livro que mulher desgraçada, professor de calculo tinha que dar aula como se estivesse ensinando alunos de 1° serie, me manda uma energia positiva ai, um pensamento sei la, que algguem que tenha estudado me passe cola qualquer coisa, pq eu vou me fuder amanhã que merda! que merda! é isso ai precisav desabafar ;)

Jen disse...

Oiiii...

adorei seu blog...li tudinho!

Faço eng. mecatrônica...é pauleiraaaaa!!! mas adorooo!!!

bjooooo

continue com o blog é perfeito!!

*-* disse...

Oiii...

muito inteligente e útil o seu blog.

Gostei muito, continuarei acessando.

Ice disse...

tbm vo continua acessando

TALITA ALVES disse...

adoro seu blog...era mais assidua nas leituras,mas fim de periodo vc viu!!gostei muito desse texto sobre estagio.eu estou no 3°periodo de engenharia ambiental,vc acha que eu posso já arrumar algum estagio?ou não ainda é cedo.

Anônimo disse...

Vou tentar engenharia mecanica, alguem poderia me responder em qual periodo eu ja vou poder estagiar?

por favor me responde no email.

rinaldo_vb@hotmail.com

Parabens pelo blog!!!

Anônimo disse...

Muito bom o post,
sou estudante de engenharia e estou indo para o 4º semestre e já alcancei meu estagio, porem quero outro que me de mais chances de efetivação...(pós-término do contrato)

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber se posso estagiar no primeiro semestre de engenharia, pois fui aprendiz em uma empresa e agora que estou cursando a área eles me querem como estagiaria?

Unknown disse...

estou no inicio em engenharia ambiental. o coro come e o chicote estrala!valeu pelo texto..

Christiano Candido - Rio de Janeiro disse...

Meu camarada, estou no 2° período de engenharia mecânica. Tenho 43 anos e já tenho minha vida profissional no ramo da tecnologia consolidado. Ingressei na engenharia para concretizar um sonho, e acabei me descobrindo na mecânica, pois também sou mecânico de aeronaves. Seu blog só me incentivou mais. Estou cada dia mais empolgado com esse vasto mundo da engenharia,e a cada postagem sua eu me identifico mais com tudo isso.

Não pare de escrever!

Abraço!