quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quando estagiar?

Agora pouco lembrei de uma coisa: tem um bom tempo que não posto nada aqui no blog. Falta de tempo? Não. Falta de assunto.
Enquanto eu não posto nada, leiam o texto abaixo e acessem o site de onde foi retirado. É sobre engenharia também. Vale a pena acessar.Justificar
--------------------------

Quando fazer o estágio?
Muitos alunos dos cursos de engenharia fazem as contas para saber quanto tempo falta para se formar e então iniciam a maratona atrás de um estágio.
Porém, alguns não esperam os últimos semestres para ir à luta e iniciar a experiência do contato com a sua futura profissão de engenheiro, e estão certos. Aguardar até o semestre x para realizar o apenas estágio obrigatório não dá garantias de que este será o melhor estágio que poderia conseguir ou na empresa que gostaria.
Alguns alunos optam por ficar muito mais tempo nas bolsas de iniciação científica do que eu julgo ser razoável. Bolsa de iniciação científica é bom nos dois primeiros anos da faculdade, quando você tem muito mais a aprender na faculdade e pouco conhecimento de engenharia para absorver todas as oportunidades que surgem em um estágio. Além disso, a iniciação científica engorda um pouco o currículos dos alunos que antes de ingressarem na faculdade não tiveram experiência alguma de trabalho, saídos diretamente do ensino médio para as universidades. O que quer dizer que ajuda na hora de conseguir aquele tão sonhado estágio naquela empresa que você tanto quer. Por isso, não é só pegar qualquer trabalho de iniciação científica, se você já escolheu qual a área em que pretende trabalhar, escolha linhas de pesquisa que tenham relação com o seu futuro estágio.
Mas voltando ao estágio, um estágio basta? Para se formar sim, pois a quantidade de horas necessárias para o estágio obrigatório é uma meta muito fácil de ser cumprida. Mas e para auxiliar na formação profissional? Diria que depende.
Algumas empresas fazem contratos que podem durar até dois anos, e quando você vê já está na hora de ir apertar a mão do reitor e pegar o seu canudo. Dois anos de estágio, dependendo da empresa que você está desempenhando suas atividades, pode ser algo bastante gratificante, você pode participar de inúmeros treinamentos internos, conhecer bem as pessoas, participar de grandes eventos. Mas tem lugares onde a rotina não irá mudar de um ano para outro, onde as coisas acontecem sempre de maneira muito semelhante, nestes casos, vale a pena procurar um outro estágio. Um novo lugar com novas pessoas, novas atribuições, novas responsabilidades, enfim: um mundo novo.
Aproveite esse momento em que você é um estudante universitário, não gostou de um estágio: mude. A hora é essa de avaliar se você realmente tem o perfil que você acredita possuir, a hora é essa de ver se realmente trabalhar em uma área técnica é o que vai te dar empolgação para trabalhar todos os dias, ou se você acha que tem afinidade com a área comercial mas é muito calado é hora de descobrir se você pode desenvolver habilidades de comunicação imprescindíveis não somente na área comercial mas em muitas outras também. Ou, ao final de tudo isso, você pode se dar conta que o seu perfil é acadêmico, que fazer mestrado e doutorado e se preparar para ingressar na carreira de professor universitário é o seu futuro.

Lea S. dos Santos - www.webengenharias.com.br

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Meet the Engineer

Achei esse vídeo no YouTube e... não sei o que dizer. Assistam.



"(...) i'm an Engineer. That means I solve problems."