terça-feira, 2 de junho de 2009

Várias áreas

E me perguntaram O que acho da existência de tantos cursos de engenharia.
Minha resposta: Isso, até certo ponto, é bom.

A meu ver existem apenas 4 áreas: civil, química, mecânica e elétrica. O resto? São derivados destes ou invenções de uma sociedade capitalista.

Porque isso é bom? Porque fazer Engenharia Mecânica, por exemplo, se tenho por objetivo trabalhar com automóveis? Eu faço Engenharia Automotiva e pronto! Concluí minha graduação em Engenharia e minha especialização em apenas 5 anos. Não "perdi tempo" estudando pra coisas com as quais eu não quero trabalhar.
A mesma coisa existe com a Engenharia Elétrica; o aluno, no decorrer do curso, decide se quer trabalhar na área de potência ou eletrônica. Pronto, não precisa estudar os dois ou pior, ver um pouco de cada e depois ir fazer sua especialização para só então poder atuar na área que realmente deseja.

A única desvantagem que vejo em tudo isso é que o estudante torna-se um profissional focado apenas numa área e se depois optar por um outro ramo não terá a mesma visão ampla que um profissional que se formou em uma das grandes áreas e depois fez a especialização tem.