terça-feira, 18 de agosto de 2009

Circuito trifásico

Alinhar ao centro
Não entendeu? Pergunte a um engenheiro eletricista.
Achei a imagem no meu computador. Não lembro como veio parar aqui.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é melhor, IC ou estágio?

Eu também já me fiz essa pergunta, já tive essa dúvida. E perguntei a um professor.
Ele me deu uma resposta que considero a mais sensata: depende.
Depende do estágio, da Iniciação Científica (IC) e do que você quer da sua vida.


Se você pretende seguir carreira acadêmica ou como pesquisador, sem dúvida a IC é a melhor opção.
Você vai começar a ter uma boa idéia de como é trabalhar na área de pesquisa e vai aprender muito fazendo IC. Se seu objetivo for seguir como professor, indico também programas de monitoria. Ambos ajudam a se familiarizar com a área.

Se você quer trabalhar na área, tanto estágio como IC podem ser interessantes. Depende do foco de cada um deles.
Tem muitos estágios que querem te deixar apenas na frente do computador, fazendo raras visitas ao campo. Tem outros que te deixam apenas no campo, mas em uma área específica, sem dar ao estagiário a oportunidade de conhecer as diversas atividades envolvidas. E tem outros, os que considero melhor, que moderam o tempo que o estagiário passa em cada atividade, para que possa conhecer melhor as diversas etapas de um processo, permite que decida que área mais lhe interessa e agrada.
Quanto às ICs, algumas delas valem por estágios. É possível fazer pesquisas que permitem ter uma boa noção do que é trabalhar de fato numa indústria, laboratório, construção civil... ou seja lá qual for sua área.

Se seu interesse é dinheiro, ambos rendem alguma coisa. O CNPq dá uma bolsa para IC (de 300 reais - no caso de graduandos) que é menor que qualquer bolsa de estágio, mas, como dizem meus pais, dá pra pagar o lanche.

Enfim, depende.
Cabe a você avaliar as opções disponíveis e decidir qual a melhor para o seu futuro.

Abraços

Eu ri

Estou escrevendo um post. Como as palavras não surgem facilmente, navego pela internet para... pra nada; pra ficar vendo besteira mesmo. Ainda hoje, em alguns minutos, ou horas, sei la, um post. Enquanto isso...

Não tem nada a ver com engenharia, mas eu achei engraçado e resolvi compartilhar.

Eventos

Aconteceu há pouco mais de uma semana, de 2 a 6 de agosto, o XXXVIII CONBEA (Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola) em Juazeiro (BA)/Petrolina (PE). E também, na última semana, de 10 a 14 de agosto, a FEBRAMEC (Feira Brasileira da Mecânica e Automação Industrial) em Caxias do Sul.

Não, eu não estava presente em nenhum destes eventos.

A partir de agora, sempre que for possível (e eu souber, lógico) vou postar informações sobre eventos relacionados a engenharia ou que eu achar interessante. Sejam eles congressos, encontros, feiras... sei la.

Para começar, dois eventos esta semana.

Expo Construção Bahia 2009
18/08 a 22/08 - Salvador (BA)

BIO Tech Fair 2009 – Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel
Congresso Internacional de Bioenergia 2009 e Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis
18/08 a 21/08 - Curitiba (PR)


Se tiverem informações de eventos relacionados (ou não, mas que sejam interessantes), enviem e-mails para mim com informações sobre o evento.

Abraços

domingo, 16 de agosto de 2009

Funny enginner t-shirt

"Sinta-se segura à noite, durma com um ENGENHEIRO"

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

onde comprar livros?

No início do curso eu, um jovem calouro tolo e inexperiente, comprei um monte de livros, dos quais eu usei apenas um. Gastei dinheiro à toa.
Hoje eu não recomendo que comprem livros, exceto em algumas situações:
- você precisa do livro, que está em falta na biblioteca (livro muito concorrido);
- o livro será utilizado em algumas outras disciplinas no futuro e
- por ultimo, porém não menos importante, se esse livro tiver utilidade na vida real, a engenharia fora da universidade.

Bom, nem sempre é necessário comprar livros, mas se você quiser (ou precisar) comprar, eu indico o estante virtual.

Da pra comprar livros com preços abaixo do custo de mercado. E também, se você quiser liberar um espaço na sua estante para um novo livro, pode trocar seu livro por um bom desconto na compra de outro.

Abraços

domingo, 2 de agosto de 2009

"O dia que abandonei a engenharia..."

Achei a imagem enquanto navegava pela internet...
Vocês já sabem o que fazer para ampliar a imagem.


Abraços