quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia internacional das mulheres

Bom, ontem, dia 8 de Março, foi o dia internacional das mulheres. Parabéns, mulheres!

A finalidade deste post não é parabenizar ninguém, mas sim comentar de um tema: diferença de salários.
Todo ano, mais frequentemente neste período, vejo em reportagens pessoas falando sobre a diferença de salários para homens e mulheres num mesmo cargo. Alguém aqui sabe explicar como é feita esta comparação?

Estou na minha terceira experiência profissional e posso afirmar com certeza que em nenhuma das empresas pela qual passei o salário de uma mulher difere do de um homem. Não há uma tabela ou regra: "o salário é X, mas se for mulher é 80,018% de X".

Há vagas que as empresas destinam exclusivamente para homens, assim como há aquelas para mulheres. Não vamos entrar no mérito de discutir o que é trabalho de homem e o que é trabalho de mulher e se isso deveria existir.

O que quero dizer é que quando há uma vaga em que não há preferência de sexo, há, dentre as características da vaga, os requisitos, as atividades da pessoa a ser contratada e o salário. Quando é definido o escolhido para a vaga, não é alterado o valor do salário por ser homem ou mulher.

Minhas amigas, que tem a mesma função que eu, recebem a mesma coisa.

Então a não ser que as comparações sejam feitas em empresas diferentes (ou diferentes regiões), não vejo essa diferença de salário.

2 comentários:

Ela disse...

Na empresa onde trabalho, uma das pessoas que ganha mais é uma mulher. Mas também por que ela já está trabalhando lá a bastante tempo.
Também não vejo essa diferença, pelo menos lá.

Anônimo disse...

Qdo se fala que a mulher ganha menos do que o homem é que as oportunidades para a mulher são menores... Logo os cargos em que a presença femenina é maior são os com salários mais baixos.

Lógico que uma mulher exercendo o mesmo cargo que o homem vai receber um salário igual, isso é garantido por lei.

Agora a dificuldade é conseguir esse bom cargo em geralmente é dada a preferência para os homens.

Abraço