sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ciclo básico

Se alguém te disse que o ciclo básico é o mais dificil e que depois dessa fase é só curtição, das duas uma: ou essa pessoa ta querendo te sacanear ou então não passou do ciclo básico ainda.

Você acha cálculo diferencial e integral difícil? Então imagine usar isso pra resolver um problema prático. Durante a faculdade você não vai receber uma questão dizendo pra você calcular uma integral ou então na sua vida profissional Você vai ler/ouvir, basicamente, "resolva o problema" e você vai ter de saber se vai ter de derivar, integrar ou considerar o planeta terra como sendo do tamanho da cabeça de um alfinete ou qualquer outra coisa maluca.

"Se A = 1000 e B = 1, A + B = A, porque A é mil vezes maior que B". Já ouvi coisas assim muitas vezes e quase sempre eu me pergunto: será que eu pensaria nisso na hora de resolver um problema?

Eu pensava que quando me livrasse dos cálculos e físicas estaria bem mais perto da graduação. WRONG!

Tem matérias que são de suma importância para sua formação, coisas que você precisa saber se quiser ser um bom engenheiro. E se você tiver um professor engenheiro que tenha consciência disso, acredite, você só vai passar em determinadas matérias quando estiver dominando o assunto (ou então colar legal).

Sempre há aquelas matérias que são simples, fáceis de passar, mas a maioria é difícil. Difícil não é a palavra mais correta. Dedicação, a maioria exige dedicação. Acho que os 9° e 10° período são os mais tranquilos, pois boa parte das matérias desses semestres são mais de formação humanistica.

4 comentários:

Tati disse...

Depois que você passa por um ciclo e começa a encarar outros, aqueles já concluídos parecem ser mais fáceis.
É como dizem .. A tendência é sempre piorar! Você que acaba se acostumando em cada semestre peneirar mais seu método de estudo e dedicação.

Anônimo disse...

"Se alguém te disse que o ciclo básico é o mais dificil e que depois dessa fase é só curtição, das duas uma: ou essa pessoa ta querendo te sacanear ou então não passou do ciclo básico ainda."

Eu sempre falo isso pra tentar sacaniar meu primo e meu tio hehehhehe

Humberto disse...

Isso é meio que história de pescador.
Estou no segundo semestre fazendo duas matérias do primeiro.
Acabei de ver minha nota,eu repeti de novo em uma das duas.
Pensei em desistir e mudar para Adm,mais sei lá acho meio covardia da minha parte.
Engenharia é fodaaaa!

O que vocês acham?

Anônimo disse...

Se considerarmos o ritmo e aproveitamento nos estudos que um aluno tem que ter para passar do ciclo básico (estenderei aqui até Resistência dos Materiais, ou Mecânica dos Materiais dependendo da sua universidade) o resto não assusta tanto, digamos que o aluno já esteja acostumado ao sofrimento. Os últimos anos geralmente são mais tranquilos mesmo, no meu caso foi ao contrário, cursei as disciplinas de humanas o mais cedo que pude e deixei os últimos anos para o intercâmbio, que aproveitei para estudar engenharia de estruturas na Europa. Foi meio tenso mas valeu a pena, enquanto meus colegas estudavam Direito, Economia, Administração e áreas afins, eu estudava Análise Avançada de Estruturas, Dinâmica de Estruturas, Engenharia Sísmica, Estruturas Mistas e Pontes. Todas em nível mais próximo do mestrado. Valeu a pena muito o esforço, hoje ganho em torno de 25 salários mínimos. Fica o conselho para vocês que estão sofrendo em engenharia, procurem visualizar as oportunidades pós-faculdade, conversar com pessoas já graduadas, observar o mercado, que está ótimo por sinal. Qualquer animação nos períodos finais do curso são de suma importância.