sábado, 8 de novembro de 2008

estágio

Depois de muitos dias sem postar, aqui estou eu novamente.
Vou falar sobre um assunto que já havia prometido, mas não tive tempo para escrever sobre: estágio.

O estágio é um processo importante na formação de qualquer profissional, independente de sua área.

1° - é quando você começa a se sentir de fato um profissional
Se o estágio for bom, for um estágio de verdade, você vai começar a trabalhar na área e ver de perto o que você vai fazer depois que se formar.

2° - é o momento de perguntar e em que se pode errar
Você pode fazer merda e, no máximo, ser dispensado, sem ter de assumir grandes responsabilidades. Imagine se você, engenheiro formado, erra um cálculo e um prédio projetado por você cai. É melhor nem imaginar.

3° - MONEY!
É quando você começa a ganhar dinheiro com a profissão que escolheu pra sua vida. Não é mais aquele dinheiro fácil que os pais dão, é um dinheiro seu, pra fazer o que quiser: gastar com bebida, roupas, festas, viagens... qualquer coisa. O dinheiro é seu!

Ainda estou caçando um por aí. Eu indico a quer quiser começar a estagiar se inscrever em agências como o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Já fui convocado para algumas entrevistas, mas, sabe-se lá o motivo, ainda não fui chamado.

Eu não vejo nenhum dos meus colegas que já estão estagiando fazer nada de engenharia, se é que vocês me entendem. O máximo que fazem é ficar lendo apostilas, fazendo alguns cursos na empresa e trabalhando com planilhas no Excel e outro programa que esqueci o nome.
Os cursos vão engrandecer os conhecimentos, é claro. Mas essa é a única coisa negativa que vejo nisso: mais teoria. Chega de teoria e vamos fazer a engenharia da coisa. Não sei, mas acho que me sentiria frustrado ao conseguir um estágio e ter de fazer trabalho de administrador (ou aux. administrativo). Sei lá. Quando eu conseguir um eu conto a vocês como é e se gosto ou não.

Abraços

6 comentários:

Mauricinho Zaniboni disse...

Putz, ponto crucial esse Engenheiro...
Nem tão simples de te chamarem, a grana não é lá essas coisas, quando consegue, te fazem trabalhar de secretário e assim a vida segue...rs
Conversando com vc no MSN, falamos de inúmeras dificuldades de quem faz Engenharia e taí mais uma...estágio!
Mas tá tranquilo, somos brasileiros, não desistiremos nunca...rs
Abraço pra vc!

Diego Rodrigues disse...

Bah! To fazendo estágio, mas ao contrário da imensa maioria é em uma área realmente voltada para engenharia, com análise e simulações por elementos finitos. Não tem coisa melhor, ser testado e desafiado continuamente naquilo que tu realmente estudou na faculdade, é óbvio que tem suas desvantagens, se eu errar as condições de contorno o prejuizo é na cada de 6 dígitos, então não dá pra bobear. A grana do estágio não compensa, mas acho que a médio prazo vale a pena, pq as áreas de atuação é enorme então sempre é possível fazer um dinheiro legal.

Abraços!

eu mesma disse...

Cara, você é burro demais...

Conseguiu zerar o contador do site... depois apela a cria postzinho reclamando quando eu falo a verdade

Anônimo disse...

Além do CIEE, vc pode tentar pelo IEL:

www.iel.org.br

Luiz Felipe disse...

eu tenho 15 anos, e to muito interessado em alguns cursos de engenharia como: tele, mecanica, naval e quimica; umas tem muito a ver e outras (química) não; mas tudo engloba , no geral, o que já vi e gosto.
Vc conseguiria colocar aqui no blog alguma coisa especificando seu curso, assim o que ele trabalha, sei q é pedir muito, por isso agradeço desde já pela paciênia que vc tem de ler esse post

renata izandra disse...

veeelho ha quanto tempo num venho aqui *-*
cara,
Engenheiro = Teoria
Técnico = Prática
Engenheiro/Técnico = Teoria/Prática/muita grana
XD
um técnico ganha, por exemplo, 20 reais. um engenheiro ganha 30.
se você for técnico E engenheiro, você ganha 40, 50.
é bom primeiro se formar em técnico e depois egenharia, pq o salário é quase o mesmo, e o técnico tem a vantagem de prática :D
sei lá, esse é o meu conselho pra EMPREGO, até pq estágio num paga muito bem pra técnico, no maximo 700 XD