segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é melhor, IC ou estágio?

Eu também já me fiz essa pergunta, já tive essa dúvida. E perguntei a um professor.
Ele me deu uma resposta que considero a mais sensata: depende.
Depende do estágio, da Iniciação Científica (IC) e do que você quer da sua vida.


Se você pretende seguir carreira acadêmica ou como pesquisador, sem dúvida a IC é a melhor opção.
Você vai começar a ter uma boa idéia de como é trabalhar na área de pesquisa e vai aprender muito fazendo IC. Se seu objetivo for seguir como professor, indico também programas de monitoria. Ambos ajudam a se familiarizar com a área.

Se você quer trabalhar na área, tanto estágio como IC podem ser interessantes. Depende do foco de cada um deles.
Tem muitos estágios que querem te deixar apenas na frente do computador, fazendo raras visitas ao campo. Tem outros que te deixam apenas no campo, mas em uma área específica, sem dar ao estagiário a oportunidade de conhecer as diversas atividades envolvidas. E tem outros, os que considero melhor, que moderam o tempo que o estagiário passa em cada atividade, para que possa conhecer melhor as diversas etapas de um processo, permite que decida que área mais lhe interessa e agrada.
Quanto às ICs, algumas delas valem por estágios. É possível fazer pesquisas que permitem ter uma boa noção do que é trabalhar de fato numa indústria, laboratório, construção civil... ou seja lá qual for sua área.

Se seu interesse é dinheiro, ambos rendem alguma coisa. O CNPq dá uma bolsa para IC (de 300 reais - no caso de graduandos) que é menor que qualquer bolsa de estágio, mas, como dizem meus pais, dá pra pagar o lanche.

Enfim, depende.
Cabe a você avaliar as opções disponíveis e decidir qual a melhor para o seu futuro.

Abraços

Nenhum comentário: