domingo, 5 de outubro de 2008

novas tecnologias

No Brasil existe desenvolvimento de tecnologias?
Quase sempre eu discuto com alguns colegas sobre isso. Eu penso assim: se você não é engenheiro civil, a única coisa que vai fazer é dar manutenção ou trabalhar como administrador, porque no Brasil o espaço para desenvolvimento de tecnologias é muito pequeno, existem poucos investimentos.
Um engenheiro civil pode projetar centenas de construções e realizá-las.
Um engenheiro mecânico vai dar manutenção, pois (não tenho certeza) não há muitos locais onde ele vá desenvolver um motor ou um novo sistema e trazê-lo para a realidade.
Um engenheiro eletricista, a mesma coisa do mecânico. Eu não conheco nenhum que projete alguma coisa. São professores ou dão manutenção/são responsáveis por alguns sistemas.
Engenheiro de produção? Administrador.
Engenheiro químico... é, esse tem o que fazer.
Eu não conheço todas as engenharias e nem suas áreas de atuação, portanto não posso afirmar nada com certeza, mas eu penso mais no meu curso.

Sendo assim, pra que porra eu tô fazendo engenharia? Se eu for trabalhar numa multinacional eu vou atuar como administrador. Se der sorte (e muuita) posso conseguir uma tranferência para a sede (em outro país), onde as coisas realmente acontecem, onde os problemas de engenharia se encontram.

Eu devia ter feito administração... ou não, sei lá. O prestígio (e salário) que eu vou ter como administrador-engenheiro com certeza vai ser maior que o de um administrador (na maioria dos casos).

Já votei. Em branco, pra variar.
Já estudei mais. Chegou minha hora de dormir, boa noite.

"a soma do quadrado dos catetos é igual à porra da hipotenusa"

"O engenheiro é uma pessoa especial que faz com um dólar o que nunhuma pessoa comum faria com dois" - autor desconhecido

12 comentários:

Anônimo disse...

e pensar q eu deveria estar comemorando sobre a fábrica de semi condutores que ta vindo pro Brasil ¬¬'

(PS: Eng. da Computação aqui -.-' )

Anônimo disse...

comentario infame o seu...
pena q voce pense assim

Anônimo disse...

Que tal fazer uma matéria sobre os cursos tecnólogos? Pois, são comparados aos de engenharia, porém em menos tempo, em geral são 3 anos.

Fico no aguardo!

Anônimo disse...

é igual ao quadrado da hipotenusa, olha lá

quer fazer pesquisa vira professor de engenharia e reza pra ter concurso pra P&D em petrobrás, vale, etc

Peixe miúdo não contrata setor de P&D, vide maioria das empresas no Brasil, mas é óbvio que se investe em pesquisa, vai ver que país tem mais know-how de biodiesel do mundo.De manipulação de oleaginosas, de fermentação de alcool.

Acontece que a formação de engenheiro no país é deficitário e você forma um técnico com diploma de bacharel, não um pesquisador pleno, muito estranho, né...

Anônimo disse...

que decadencia nesse blog... pra mim parar de ler é facil, o problema é que a outras pessoas continuarão a ver, e isso é lamentavel pra engenharia, alguns "projetos" de engenheiro fazendo descazo da profissão, mas ainda assim mantendo o "orgulho engenheiro", do tipo "engenheiro é foda e ponto."
Em que universidade voce estuda? dica: mude de universidade ou mesmo de curso.. Voce não sabe nada de engenharia como muitos brasileiros.
Até parece que as tecnologias são entregues pra qualquer empresa usar gratuitamente, ou que qualquer projeto venha pronto e que os engenheiros não precizam adequar nada só administrar.
ha ha ha

Rodrigo disse...

o cara aki em cima disse assim:
''mas é óbvio que se investe em pesquisa, vai ver que país tem mais know-how de biodiesel do mundo.De manipulação de oleaginosas, de fermentação de alcool.''

e kem peskisa nessa area eh oq?!
engenheiro civil?!eng mecanico?!
pelo q eu saiba kem peskisa sobre esses topicos saum eng quimicos, quimicos, farmaceuticos, eng fisicos...
no meu ponto de vista...

Anônimo disse...

engenheiro físico é um desempregado prematuro, like o mecatrônico

feds disse...

pena que vc pense assim²

Anônimo disse...

Sou estudante de elétrica e no meu estado(SC) se desenvolve muita pesquisa na areá,até por que minha universidade esta cercada de grandes empresas, e sei que essas empresas investem bastante em pesquisa em outras áreas da engenharia, como mecânica, veja que essa areá aqui também é muito bem conceituada.
conheço alguns engenheiros da minha área e boa parte trabalha com problemas de engenharia, maior parte na área de eletrônica de potencia.
já li aqui você dizendo que professor de engenharia é um engenheiro frustrado, porque apenas da aula, mas os meus professores desenvolvem suas pesquisa nas áreas de seu interesse e alguns até tem empresa que aplicam essas áreas de pesquisa no mercado, não sei em que universidade você estuda mas pela cara é parece que é particular particular.

Anônimo disse...

essa materia sobre ano desenvolver novas tecnologias no Brasil é uma merda... e foi um comentario muito desinformado de um futuro engenheiro... vc ta parecenu mais um arquiteto do q um engenheiri....
realmente uma pena... pois o brasil esta produzindo muitas novas tecnologias, principalmente na area de TI, graças a engenheiros formados aqui....

Anônimo disse...

Engenharia Civil sempre foi e sempre será a mais FODA....quem nao concorda é porque ta com inveja......uhuuuuuu

Anônimo disse...

Quando não se tem total domínio do assunto o melhor é não falar nada, caso contrario pode estar cometendo um grande equivoco! Faço engenharia civil e confio em nosso país! Pode até não ser um dos primeiros em pesquisas hoje, mas num futuro proximo você vai ver o que é a nossa engenharia!

Pesquise sobre IME, ITA, UFScar!

Grandes centros de tecnologia e pesquisa!