terça-feira, 18 de agosto de 2009

Biomedical Engineers Job Description

Não sei exatamente o nome dessa Engenharia em português. Seria algo como Engenharia Biomédica? Não sei.
Bom, o vídeo abaixo é mais ou menos um "o que faz um Engenheiro Biomédico?". Descrição do que faz, em que áreas esse tipo de Engenheiro atua e outras coisas que não lembro mais. Como o vídeo está todo em inglês, estou colocando em baixo o texto em português. Vai ser difícil assistir e ler, mas é o que eu pude fazer.



"Biomedical engineers" são pessoas que desenvolvem tecnologias que ajudam a salvar vidas. Eles combinam biologia e medicina com engenharia e mecânica, uma combinação que gera resultados incríveis. Sistemas de imagens que permitem aos médicos visualizar os orgãos de uma pessoa, membros, orgãos (nunca vi) e articulações artificiais, lasers para cirurgias.
"All something-work of biomedical enginners" - não entendi direito essa parte.
Muitas faculdades e universidades oferecem graduação em Engenharia Biomédica. Especializações incluem diversas áreas, como Engenharia Genética, imagens para medicina (não sei como traduzir corretamente o termo dito), Eng. de Reabilitação, biomateriais, biomecânica e bioinstrumentação.

A maioria dos trabalhos encontrados é para laboratórios de pesquisa, normalmente para empresas de "medical manufacturing", para universidades ou governo. Esteja preparado para passar diversas horas (e até mesmo anos) trabalhando num mesmo projeto: pesquisando, desenvolvendo, falhando e tentando novamente.
Alguns dos requesitos necessários são habilidade para resolver problemas e para resolver cálculos complexos.
Também é necessária a vontade de fazer com que o paciente tenha uma vida mais longa ou menos dura.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá.
:D
Sou aluno de Engenharia Biomédica. Adoro o curso. Achei que ficou legal sua descrição.

Só um comentário:
Cada universidade escolhe o foco do perfil do engenheiro. Por exemplo, onde estudo o foco é mais para a Eletrônica/Instrumentação. Outras tratam a EB na parte da engenharia mecânica. Outros escolhem um enfoque mais na área da ciências médicas.

Você é do Brasil ou Portugal?

Anônimo disse...

"All are the work of biomedical enginners..."

Medical Imaging deve ser referir à tecnicas de Endoscopia e Radiologia (Diagnóstico por imagem).

Carol Aguiar disse...

Um bom vídeo realmente.

Aqui no Brasil, temos EB na Univap(SP), na UFU(MG) e na UFPE(PE). Eu venho me arriscando nessa área aqui na UFPE. Nosso foco é a engenharia clínica. :]

Álberth disse...

Olha, pra ser sincero, isso não existe...

Só existem 4 engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica e Química, o resto é subcurso... Não tem CREA, nem CRQ nem nada! Não dá atribuição de projeto.. Ou seja, vá fazer uma engenharia de verdade onde os caras estudam como engenheiros devem estudar e saem com um diploma que vale.

Unknown disse...

Poxa, Álberth.
Que comentário infeliz o seu.
Eu não sei onde você leu que só existem 4 engenharias.
Se você lembrar onde viu essa informação, compartilhe com nós.

Eu sei que por intermédio da Decisão nº PL-0034/2008, o Plenário do CONFEA homologou o cadastramento do Curso de Graduação em Engenharia Biomédica, concedendo aos egressos o título de ENGENHEIRO BIOMÉDICO e as atribuições relacionadas no Art. 7º da Lei nº 5.194, de 1966, e no Art. 9º da Resolução nº 218, de 1973.

Agora, se você tem coisa mais atualizada, por favor, me avise!
Obrigado.