quarta-feira, 18 de junho de 2008

eu ERA inteligente

Na escola eu era um dos melhores alunos, pelo menos em exatas.
Os colegas recorriam a mim pra tirar duvida no dia das provas, eu era, de certa forma, elogiado pelos professores. Não era (nem sou) nerd, apenas tinha facilidade com os assuntos. Sem estudar muito tirava nota boa.

Quando eu passei no vestibular pra engenharia algumas pessoas vieram me dizer: "ah, você vai se sair bem. você manja matemática". E a maioria de nós, engenheiros, deve ter ouvido isso. Porque, na maioria dos casos, quando a pessoa é péssima em matemática e física nem pensa em engenharia. Ou, se chegar a pensar, desiste, porque lembra que engenheiro faz muitos cálculos.

Eu conheço uns 3 caras que eram péssimos em matemática na escola (péssimos em quase todas as matérias pra dizer a verdade) e fizeram vestibular pra engenharia. Um deles me surpreendeu, se tornou um dos melhores alunos da turma de engenharia. Os outros dois cursaram o primeiro semestre e desistiram, mas depois um desses dois voltou (não sei o porquê nem pra que).

Pelas mensagens que recebi, tem alguns leitores desse blog que são estudantes do ensino médio ainda e estão pensando em fazer engenharia.
Bom, se você tá pensando em fazer engenharia só porque é bom em matemática eu digo: VOCÊ NÃO SERÁ MAIS O MELHOR DA TURMA, VOCÊ SERÁ SÓ MAIS UM(A) FUDIDO(A)! Porque na engenharia não tem ninguém bom em matemática. Parece que tudo o que você aprendeu na escola sumiu, que você fica burro. Acho que o uso de calculadoras, que se torna permitido na faculdade, contribui e muito para isso. Você não pensa mais, bota tudo na calculadora. E com a HP então... dá pra botar fórmula, teoria... e tem uma coisa que descobri nessa ultima semana: dá pra jogar na HP! Sério! Muito insano isso, coisa de louco! Eu vi pacman e campo minado. O campo minado eu não sei jogar não. =/

Bom, é isso.
Espero que tenham entendido o que eu quis dizer, eu me atrapalhei todo escrevendo esse post!

Abraços a todos

28 comentários:

Anônimo disse...

Ahhm .. eu sempre detestei matemática e física, ai no cursinho eu pensei "ou essas matérias ..ou eu" e me esforcei ao máximo para tentar entender alguma coisa...e não é que acabei gostando?!

Acabei caindo de paraquedas na engenharia, e pra quem detestava matemática até que estou indo bem, sei lá quando penso em desistir eu tento encanrar aquele monte de números como um desafio, fuciona melhor que o "nunca vou aprender isso".

Ahhh...tem TETRIS na HP ybm =]

Bjãooo!

Anônimo disse...

Só uma coisa!
Eu era um dos piores alunos do colégio em matemática...
Nunca me destaquei nessa área.. aliás era a que eu era pior!
O que não efz a menor diferença já que sou um dos melhores alunos da minha turma hoje!

Escola é uma bosta, e olha que eu sempre estudei em colégio particulares dos melhores da minha cidade!

o negócio é que o ara pra virar professor de colégio tem que ter dado tudo errado na vida e só sobrou a aula!

Aí vira um frustado que acha que uma pessoa de 15 anos tem que ter o mesmo raciocínio abstrato que ele com 30 pra cima e com nível superior!

Esse é o problema do ensino de matemática nas escolas!

falta de gente com capacidade...

É o cara que dá aula e pensa que Piaget era pintor...

Anônimo disse...

poh!
sinceramente, sei nao. Tem umas faculdades que se voce nao gostar e ter facilidade em matematica e fisica, nao tem pra onde fugir, a coisa complica (nem adianta ficar recorrendo apenas a super calculadoras e formulas) O.o .

Anônimo disse...

Não é bem assim

acho bem legal esse blog mas não concordo muito com essa história de ERA inteligente

depende de cada caso

eu vi pessoas que escolheram o curso pq gostam da área de matemática e tão indo mal, desistiram, porém outras estão indo bem, e só porque tem facilidade, conseguem notas boas mesmo sem ter tempo pra estudar

já esses de mais idade, que entendem mais dá prática, não estão indo bem porque não lembram mais do que aprenderam no ensino médio. E tem gente que sempre foi um dos melhores da turma em matemática e continua sendo na faculdade.

Fernando disse...

auhauhahahuuauhhauuhauhahhuahuauh

Jules disse...

concordo com tudo. so vim declarar q tem SUPER MARIO e ZELDA tbm na HP!

Anônimo disse...

Po cara e olha que eu tenho 15 anos,pretendo fazer mecatronica,quimica industrial e de sobra algum curso com pscanalise..
Mas depois da historia da HP sei não...........

Anônimo disse...

huahuahuahah

Concordo com tudo aí! XD
Caraca... huahau
Tipo... na minha turma de calculo tem uns 70 inscritos... depois da 1ª prova a turma se reduziu a umas 10 pessoas.. aí o prof falou... "é... quem tirou algo abaixo de 3 não precisa ter esperanças mesmo nam..."
hauahua

Só que a turma INTEIRA tirou abaixo de 3! hahahaha

Anônimo disse...

pow cara,
engenheiro sem saber jogar campo minado?

abre lá o help do campo minado no windows e aprende

Anônimo disse...

Como q faço pra jogar Tetris na HP50G?

Anônimo disse...

Pra jogar campo minado na HP50g, vc tem que ir no 'equation writer' ou EQW (branco e aspas eu acho). Logo em seguida, aperte o 'alfa' duas vezes e escreva: MINEISBETTER e aperta F6. Pra jogar são as teclas 2, 4 e 6.. o 5 muda a posição das peças. Espero q tenha ajudado!! ^^

Anônimo disse...

ops.. campo minado não.. tetris..

Unknown disse...

Oi meu nome é Stefany estou tendo muita dificuldade p escolher o meu curso.......gostei de engenharia de petrolio e gas!!!! mas ñ sei nd de matematica.........ei oq eu faço?????

Mr._PaTo_ disse...

Oi,,, estou revisandoo tudoo de matematica e quebra Fisica.. mas será que isso é suficiente...

não sou otimo em matematica mais sempre não tive dificuldade...

um abraço : /

Anônimo disse...

Não existe isso de difícil, é uma questão de insistência e dedicação. A pessoa não precisa ser muito inteligente para fazer engenharia, apenas estudar, se dedicar nos finais de semana e nos tempos livres é sim o que faz diferença, repetir o exercício, reler muitas vezes. A menos que a pessoa tenha problemas neurológicos ou de atenção isso se tornará um fardo. Mas olhe meu exemplo, eu sempre estudei muito, mas não para tirar um 7 e sim para tirar um 10. Vc precisa colocar na sua cabeça que vc tem q ser o melhor em tudo, fazer o melhor mesmo que o nível de dificuldade seja fácil, isso eu faço desde o ensino médio, sempre estudava muito para provas simplese tirava 8, claro que eu me decepcionava pois sempre esperava um 10. Então cara, essa coisa de não estudar e ir bem nao funciona comigo, se vc consegue então pq chora tanto, devia comemorar, pois necessitará menos tempo de estudo. Sou estudante de engenharia de software, último ano.

Anônimo disse...

eu sou técnico eletrônico e quando fiz o curso eu tive uma certa dificuldade na matemática, mas nada que me fez para de fazer o curso, agora eu estagio no IPT e pretendo fazer Faculdade de engenharia de automação, controle e robótica na UFABC, vcs acham que eu vou conseguir dar conta do curso sem saber muito de matemática, física e quimica??
Eu gostei muito de eletrônica e acho que isso é o suficiente para eu conseguir ser um bom engenheiro, falta de votade eu não tenho!!

Anônimo disse...

E basta sempre lembrar que se você não conseguirser engenheiro ou qualquer outra profissão, e quiser moleza, vai trabalhar no banco do brasil...

Bruna Monari disse...

Bem eu passei para engenharia de produção na ufrj eu já fui considerada uma ótima aluna na escola porem no 2 e 3 ano do ensino medio parecia que não sabia nada. Eu amo matematica mas realmente tenho medo de não conseguir, acho que o texto me motivou porque mesmo aquele que não era bom na sua escola agora está bom então pode acontecer comigo o/

Anônimo disse...

Eu sempre quis fazer faculdade pra engenharia civil,mas eu sou pessima em matematica acho q nao conseguiria passar no vestibular.oq eu faço????????

Anônimo disse...

para o pessoal péssimo em matemática a dica que eu do é:faça um curso técnico antes de fazer a engenharia! com o curso tu pega a manha e vê se quer mesmo a engenharia.
PS:faco curso técnico de eletrônica para poder fazer engenharia eletrica/eletrônica, e no mesmo no curso já tem uns cálculos dificil so imagino engenharia!

Anônimo disse...

terminei o segundo gau fazem 15 anos era pessimo em fisica matematica, entrei na faculdade de engenharia eletrica sem saber nada tive que aprender tudo muito rapido, estou me saindo muito bem cursando o 3 periodo, obs: na engenhaira o esforçado se sai melhor do que o inteligente, porque ele conhece as suas dificuldades por isso e mas dedicado.fica a dica os inteligentes se frustam e descobrem que nao sao tao inteligentes como pensavam.

Anônimo disse...

Nada a ver, sempre fui bom em matemática e estou me dando muito bem na faculdade (é estadual, não uniesquina), cálculo 1 fiz 9,3 de média, e 2 fiz 8,5

Juliete disse...

Que foda 😂❤❤ Obrigada pelo estímulo ❤

Juliete disse...

Que foda 😂❤❤ Obrigada pelo estímulo ❤

Unknown disse...

Poxa eu tb tenho 15 anos e vc agr deve ta com uns 26 anos e ai ja terminou a facul de mecatronica eu quero fazer ela e mt dificil?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vlw pelo estimulo/2 😂 mano a cada site que leio sobre como e a facul de engenharia minha mente tipo "explode" e se "reconstroi" cara deve ser mt dificil mas eu vou conseguir kkk eu acho kkkk eu quero aprender a jogar os jogos na calculadora deve ser mt loko kkkl eu tenho 15 anos quero fzr engenharia mecatronica e sou o melhor em matematica na sala e acho que vou ser um aluno mediano na facul por tudo oq me falaram e isso vlw pelas informaçoes vo e começa a estudar agr kk

Unknown disse...

Nunca fui o melhor em matemática,realmente o curso de Eng.Mecatronica é muito difícil,estou no segundo semestre,percebi que o 1°semestre assusta muito,mais depois estou conseguindo tirar de letra