quarta-feira, 4 de junho de 2008

Área de atuação

Mais uma vez, postagem de um leitor. Esse texto foi enviado pelo Lucas, do orkut.
Fiz algumas alterações e adicionei um comentário no meio do texto, mas, no geral é o que o Lucas escreveu.


Área de atuação

Acho que essa duvida só existe em duas profissões, na engenharia e na medicina, única diferença que a escolha na medicina é mais no final do curso, enquanto na engenharia é logo na inscrição pro vestibular.

Na engenharia aqui no Brasil existem aproximadamente 50 áreas de trabalho, é muito diversificado. Tanto que, como já citado anteriomente, só não existe nada pra substituir medicina e direito. (mas cuidado médicos e advogados/promotores/juizes, não demora muito pra aparecer um curso de engenharia pra substituí-los!)

Eu queria engenharia mecânica, o marido da minha prima é técnico em mecânica e me mostrou alguns motores feitos no solidworks e algumas outras coisas, foi amor a primeira vista. hehehe

Mas aqui na minha cidade tem apenas 5 engenharias: produção, computacional, química, de alimentos e de energias renováveis.

Aí veio o dilema, fiquei por vários meses pesquisando e analisando qual eu iria escolher, acabei optando pela eng. de energias renováveis, optei por ser um curso novo e ainda não ter concorrência e que com certeza vai ter um bom mercado de trabalho, e também achei o curso interessante, é claro ;]

É bastante dificil dizer qual a melhor engenharia. Em termos de mercado de trabalho, aqui por exemplo pode ter carencia de engenheiro de produção, mas lá por SP ou RJ pode não ter, então varia muito... o grande lance é ver o que te agrada mais, se curte coisas do meio ambiente, tem aí a eng. ambiental, florestal, agricola, na area da informatica tem a eng. de computaçao, de software entre outras, e também sempre tem as novas surgindo como a que eu faço, opção é o que nao falta.

Aconselho também a pesquisar as grades curriculares, e o google é claro, da pra ter uma boa noção como o curso vai ser =)

Abraços a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o blog, continue escrevendo!
começarei o curso em agosto e estou animado!
engenharia é foooda!